sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Resumo da reunião junto do Agrupamento e Municipio

Bom dia;
A APEESF vem por este meio partilhar o resumo reunião do passado dia 05 de Setembro ocorrida entre a nossa Associação, o Agrupamento ( Prof. Augusta Alves ) e o Município ( Vereador Paulo Machado e Prof. Sérgio Correia ).

Foram discutidos os seguintes pontos:

1.     Relativamente ao projecto desportivo ( Projecto Desportivo ), validamos a impossibilidade de podermos construir um mini-campo de Rugby no âmbito do projecto. Segundo o vereador, irá realizar-se um acordo entre o município e a APEESF, de modo a isentar-nos das taxas de utilização do espaço escolar.
Não foi possível enquadrar o agendamento das restantes actividades inerentes ao nosso projecto, devido a que neste momento a optimização do espaço escolar estar ainda num processo decorrente, no que diz respeito ás turmas, salas de aula, CAF, prolongamentos de horário. O município informou-nos que até ao final do mês nos iria confirmar a disponibilidade do espaço polidesportivo e do mezzanine para as mesmas no espaçopós 18h.
Alertamos para o facto de que neste horário, existe pouca margem de manobra para o desenvolvimento das actividades.

Igualmente, foi-nos indicado a disponibilidade das salas para as actividades com o CRAM ( Conservatório Regional de Artes do Montijo ), o que desde já iremos agilizar.
O município indicou que irá cativar 2 salas para o CAF (Complemento de Apoio á Família). A assignada no ano anterior e a sala continua á mesma. Quanto aos prolongamentos de horário (Pré), serão optimizado os espaços comuns para as actividades das crianças.

A APEESF alertou para o facto de que o ano lectivo anterior, a qualidade do CAF levantou algumas preocupações nos pais, que só foi colmatado pela estrema abnegação da monitora Nelia.
O município indicou que irá continuar a não investir em materiais lúdicos, mas sim em actividades de competências e motricidade, segundo o seu projecto.

2.     Quanto á implementação do campo desportivo doado pela Mondo, o município permitiu a instalação dos mesmo. O município irá transladar as 3 árvores do espaço alocado ao recinto desportivo para o espaço das hortas pedagógicas da 1º Ciclo, de modo a permitir a instalação do recinto. Solicitamos celeridade no processo.  

3.     Apresentamos a nossa extrema preocupação junto do Agrupamento e do município, pelo facto de no presente ano lectivo ainda não estar perspectivado e assegurado um incremento de auxiliares á medida da duplicação do universo de alunos que se irá realizar este ano. Este aspecto terá graves consequências ao nível da segurança e higiene.   
Teremos de aguardar os concursos e solicitações das entidades responsáveis  para validar o efectivo incremento.

4.     Alertamos para a questão do problema de deterioramento do pavimento exterior no Pré, ao qual o município indicou que irão efectuar os trabalhos necessários para restabelecer a integridade do piso e prevenir os problemas decorrentes do mesmo.
Igualmente, indicaram que irão apresentar uma solução para o "famigerado" processo de aquisição de senhas de almoço. O município anunciou que este ano irá providenciar lanche constituído por um pão com manteiga e leite para as crianças segundo um valor de 0,20€ / 0,40€.

5.     Solicitamos ao Agrupamento e município, que no sentido de precaver situações de ruptura verificados o ano passado nos produtos de higiene (detergentes, papel higiénico, etc...), que em eventuais situações que possam degenerar nesse tipo de rupturas, envolvam a APEESF no sentido de prevenir estes cenários com impacto extremo no bem estar das crianças.

5.     O município, finalmente efectuou o concurso e adjudicação da linha telefónica para o Centro Escolar ( CESF ), de modo a termos asseguradas as comunicações para a escola. Igualmente alertou que as dificuldades financeiras vividas actualmente, possam acarretar em extremas dificuldades em conseguir assegurar os custos que irão surgir deste serviço...

Sinceros Cumprimentos

Presidente da A.P.E.E.S.F.
Orlando Verissimo Lopes Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário